quarta-feira, 13 de junho de 2007

É isso mesmo...

Obrigado pela solidariedade, amigo Ricardo

(...) Não existe só o poder, a classe dominante, com o seu comportamento historicamente determinável. Existe também o consentimento de indivíduos que têm algumas responsabilidades intelectuais, ou políticas, com a atitude de deixar andar, que no fundo é uma atitude cúmplice. Eu tentei exprimir isso numa cantiga chamada "Os eunucos". Isto é um país de eunucos(...) Vão acabar por se devorar a si mesmos, como diz o Brecht.

José Afonso



7 comentários:

Anónimo disse...

ZECA AFONSO, meu sempre recordado Amigo, era de uma firmeza tão forte que ouviamos por vezes ela gritar... Firmeza com garra, solidária, actuante, participativa, que influênciava e não era influênciada... A firmeza de carácter e de convicções sociais e políticas que nunca abandonou, a quem nunca atraiçoou...
Com ele, antes e depois de 25 Abril, (minha verdadeira data para comemorar Portugal!...)entrei em lutas e manifestações, provocações irreverentes, tertúlias gordas e continuadas, muitas, tantas vezes com a cumplicidade da Zélia, sua mulher, mulher maravilhosa, solidária e naturalmente Amiga.
O Zeca nunca atraiçoou um Amigo, mas foi atraiçoado por muitos "amigos" - mas jamais deixou cair o conceito de "trás outro amigo, também!".
E, tomando como motivação esta norma a viver numa das suas imortais canções, aqui fica registada a minha solidariedade para com o Pedro Namora, acompanhada à areata curta pela solidariedade já expressa por largas dezenas de pessoas que de perto trabalharam e conviveram com o meu Amigo, que soube,é público, não empenhar o maior legado que deixará a seus filhos e Amigos: amor próprio, firmeza de carácter e de convicções !
Fernando Manuel Pereira

Anónimo disse...

Lindo. Para mim... é uma fonte de orgulho ser amigo do Pedro e do Fernando.
Abraço forte
RC

GR disse...

Estamos nas mãos dos eunucos.
Sem escrúpulos esmagam-nos, enganam-nos (aos que se deixam), destroçam-nos.
Vendem-nos, sem sabermos quem é o dono. Usam-nos e riem!
Riem do trabalhador esfomeado, do idoso já cansado e da criança que de tão utilizada não consegue dizer nada.
Com aparências trasvestidas de criaturas honradas, tentam dizer que estão indignados.
Uns fogem, outros arriscam novas incursões, manipulam multidões! tantos vão atrás deles. Aqueles que se deixam manusear não são cegos, nem loucos. Pertencem a uma geração promíscua, da indiferença!
Os eunucos devoram as nossas crianças e a sociedade em geral.

GR

R disse...

É caso para dizer... é preciso gente com "tomates". Mas já há por aí alguns que lutam contra o estado das coisas e que já estão a ver se os conseguem silenciar

Anónimo disse...

Pedro apos ter lido varios artigos sobre o escandalo da "Casa Pia",comecei por me sentir revoltada,enojada pelos crimes cometidos contra as vitimas e por fim exausta mentalmente...mas quero te deixar aqui o meu apoio e respeito pela coragem que tens demonstrado.A luta pela justica e' por vezes uma caminhada solitaria e perigosa.Aqui em outro canto do mundo fico a torcer por ti...

GR disse...

Pedro,

Toda a minha solidariedade para amanhã, no Tribunal de Almada e que tudo corra pelo melhor!

A Luta Continua!

Um bj,

GR

Letras de Babel disse...

cheguei aqui via "O Portugal Profundo", onde, por sua vez, fui ter pela notícia que soube, esta manhã, dos processos (ridículos) que sobre ele pendem.
não sabia que tinha um blog e estou aqui só para recordar a coragem que teve no caso Casa Pia

ou

por ser quem é.

força para o que tem ainda por enfrentar.

um abraço