quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Blogues e responsabilidade

A menos que se limitassem a tratar de questões pessoais, julgo que todos os titulares de blogues deveriam ser identificados ou identificáveis. E, claro, o mesmo para os que espraiam a contumaz cobardia em inúmeras mensagens anónimas.

A recusa em mostrar quem escreve sob o opaco manto do anonimato vem, habitualmente, associada à liberdade de que devem gozar os respectivos autores. Ora esse argumento, sendo válido para os que apenas escrevem para si, carece de qualquer fundamento relativamente aos artigos publicados, a maior parte das vezes atingindo a honra de pessoas incapazes de defesa por não poderem identificar os agressores.
Grande parte de mensagens dirigidas a este blogue, mesmo as que apenas pretendem traduzir apoio, vem com remetente anónimo, o que, mesmo quando assinadas, não permite avaliar a respectiva autoria.
Curiosamente, os que recorrem ao anonimato para difamar, grunhem depois a exigência de verem o lixo publicado.
Sinceramente, a quem interessará este estado de coisas?
E quando blogues prestigiados aceitam publicar comentários anónimos que difamam, contra quem devem os atingidos reagir? Contra os anónimos não é possível, pelo que a resposta parece simples.
Nesta como em outras matérias, é a lei - a regulamentação - que liberta e a liberdade - total impunidade de cobardolas sem escrúpulos - que oprime!

Sem comentários: