quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Recordando Anna C. Salter

Do livro “PEDOFILIA E OUTRAS AGRESSÕES SEXUAIS

"Nunca encontraremos um abusador de menores que não seja um mentiroso experiente, mesmo que a sua arte não seja nata.

“(...) o silêncio é a alma das agressões sexuais. (...) os criminosos sexuais conseguem agir impunemente durante décadas, talvez mesmo durante toda a vida; (...) conseguem enganar todo o tipo de pessoas, em todo o tipo de lugares; "

"As investigações têm relatado prontamente a frequência com que os crimes de natureza sexual ocorrem nos Estados Unidos. Nós é que não lhe temos prestado a atenção devida. Investigações realizadas desde 1929 documentam taxas de abuso sexual de crianças do sexo feminino situadas entre os 24 e 37 por cento. Os estudos relativos ao sexo masculino são mais raros, mas os poucos que existem apresentam taxas alarmantes, alguns entre os 27 e 30 por cento."

"Aquilo que parece mais espantoso é que estes estudos apresentavam provas daquilo que à época era considerado abuso sexual e ninguém lhes prestou atenção."

"O Dr. Gene Abel, juntamente com um grupo de colegas, conduziram uma série de estudos sobre delitos sexuais em finais da década de 80
, em que era pedido aos criminosos que, de forma voluntária, dissessem quantos crimes sexuais tinham praticado no total. Os resultados deixaram os profissionais da comunidade estupefactos. Duzentos e trinta e dois molestadores de menores admitiram terem tentado praticar mais de 55 mil actos de abuso sexual; alegaram terem sido bem sucedidos em 38 mil destes incidentes que abrangiam um total de 17 mil vítimas. Tudo isto vindo de apenas 232 indivíduos. Os molestadores de crianças de sexo feminino que não viviam com eles contavam uma média de vinte vítimas cada. Embora fossem em número mais reduzido, aqueles que abusavam de crianças do sexo masculino que não habitavam na mesma casa eram ainda mais activos, com cerca de 150 vítimas cada."

"Não obstante estes números impressionantes, a maioria destes criminosos nunca foi denunciada. Na verdade, Abel calculou que as possibilidades de um criminoso sexual ser apanhado era de três por cento. Ao que parece, o crime compensa, e o crime sexual parece compensar particularmente bem. O que me parece verdadeiramente assustador é que os criminosos já tinham sido anteriormente denunciados por crianças, e as denúncias haviam sido ignoradas."

"Ignorar uma revelação válida pode ter consequências desastrosas. No mínimo, aumenta a confiança do criminoso na sua capacidade de passar impune. Frequentemente, constitui uma permissão para voltar a atacar a mesma criança."

"Estou nesta área há demasiado tempo para acreditar que, só porque o indivíduo é culpado e só porque alguém descobriu a verdade, isto automaticamente significa que ele vai ser responsabilizado."

"Quer se trate de mulheres ou de homens, os criminosos sexuais são difíceis de detectar. O seu interesse pelas crianças pode ser obsessivo, todavia está quase sempre bem oculto."

"Apenas cerca de 5 por cento dos violadores chegam a ser detidos e ainda menos cumprem uma pena significativa. Em 1991, ocorreram aproximadamente cerca de 700 000 violações de mulheres adultas nos USA, segundo um inquérito dirigido à população em geral acerca da sua experiência em ataques de cariz sexual. As violações de adultos constituem somente cerca de um terço das violações perpetradas todos os anos nos EUA. Ainda que o violador seja apanhado, leva tempo até que estes casos sejam julgados – tempo para que os crimes sejam investigados e para que o processo seja enviado a tribunal. Consequentemente, podemos verificar o seguimento destes casos olhando para o ano de 1992 e não para o de 1991, quando os crimes foram perpetrados. Em 1992, um total de 120 000 crimes de natureza sexual foram comunicados à policia. Dentre estes, o número de criminosos que foram efectivamente acusados, julgados e condenados e que depois passaram pelo menos um ano detidos foi de 7 500, ou seja, menos de 0,5 por cento do número real de casos de mulheres violadas comunicados aos investigadores."
" Não há dúvida que o crime sexual compensa mesmo."

Sem comentários: