quinta-feira, 3 de novembro de 2005

OLIVÉRIO UM HOMEM SOLIDÁRIO!



Francisco António Cadena Colazzos, mais conhecido como Padre Olivério Medina, desenvolveu um trabalho durante oito anos (1975-1983), em prol dos mais carenciados. Ainda jovem, o padre colombiano, respeitado no meio da comunidade camponesa em Neiva – Colômbia, lutava para que todos tivessem direito à saúde, educação e alimentação! Os paramilitares de extrema-direita perseguem-no e ameaçam-no de morte. É obrigado a refugiar-se nas montanhas. Em 1983, troca o sacerdócio pela guerrilha da FARC – Exército do Povo. Juntamente com os guerrilheiros, tentam uma solução pacífica para os problemas do povo colombiano.

Em 1997, Olivério vai viver para o Brasil, dedicando-se a divulgar a situação do seu país e a luta das FARC –EP. Em 2001, organiza o “I Encontro Internacional para a Paz na Colômbia” realizado em El Salvador.

No dia 24 de Agosto 2005, foi preso pela Polícia Federal brasileira, apoiados por agentes colombianos e a Interpol. A prisão foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal em resposta a um pedido de extradição do governo colombiano para adoptar medidas de investigação, a um suposto crime cometido em 1991. Trata-se de tribunais especiais, baseados num decreto que define como terrorismo, entre outras coisas, a greve em sectores estratégicos, sujeita a vários anos de prisão.

A justiça colombiana faz parte da estrutura do terrorismo de Estado. São inúmeros os massacres de camponeses pelo exército ou pelos paramilitares. Mais de 3 milhões de camponeses foram despojados violentamente de suas terras. Quatro mil líderes sindicais foram assassinados entre 1982 e 2004. Repetem, agora, outras acções anteriores, com o mesmo objectivo: capturar num país estrangeiro um quadro destacado das FARC-EP, levá-lo para a Colômbia e entrega-lo depois aos EUA.

Nunca o padre Olivério violou as leis brasileiras; tem visto de residência permanente no Brasil e é pai de uma criança brasileira. A entrega de Olivério ao governo colombiano será um risco para sua integridade física e para sua própria vida, e colocaria o Brasil numa posição contra os direitos humanos.
URBANO TAVARES RODRIGUES, escreveu uma carta ao seu amigo e camarada Olivério Medina! Uma belíssima prova de solidariedade, amizade e confiança!
http://www.resistir.info/mur/oliverio_medina.html

Que mais se pode dizer? Lula da Silva, tenha vergonha!

Guida Rodrigues
3/11/05 00:19

Sem comentários: