sábado, 26 de setembro de 2009

Aos meus filhos


No domingo vou votar na CDU. Simbolicamente vou pedir à Rita que, do alto dos seus seis anos, preencha o boletim. Bem sei que qualquer um de vós o poderia fazer, porque apesar da vossa tenra idade, partilhamos já a mesma paixão pela rubra bandeira e pela gente honrada que faz da CDU a única força política em que se pode confiar.

Se todas as crianças de Portugal pudessem ter tido o tesouro de privar com o avô Cácá, o futuro político deste país seria bem mais risonho. Ele transmitiu-vos, pelo exemplo, princípios que, infelizmente, a maioria dos adultos não possui.

O vosso avô foi sempre um comunista exemplar. Começou a trabalhar ainda menino, nos duros campos do Alentejo, espaço onde, anos depois, o Francisco de "O caminho das Aves" - ainda te lembras, Ricardo? - daria início à epopeia da amizade e luta contra o fascismo.

Apesar da dura infância e adolescência, de ter sido ferido na guerra da Índia, de ter lutado durante o fascismo para criar a mamã e o tio, o vosso avô foi a pessoa mais bondosa, solidária e honesta que conheci.

Nele o ser comunista condizia na plenitude com a vida que vivia. Amava o PCP e podendo ser duro nas críticas que formulava, nunca o vi falar nas costas fosse de quem fosse. O avô só tinha a instrução primária - durante o fascismo os meninos, impelidos pela fome e pela miséria, tinham que começar a trabalhar desde pequeninos - mas como operário possuía consciência de classe e determinação suficiente para não cair no conto do vigário da direita ou da esquerda travestida.

No dia 26 de Abril de 1974, o avô começou por entrar numa casa onde funcionava o ps, então dirigido por um homem, Mário Soares, que muito mal fez a Portugal e aos portugueses. Rapidamente entendeu que aquela não era a sua gente, como tantas vezes me contou. Foi depois a um centro de trabalho do PCP e desde então, com muitos outros camaradas, lutou durante mais de três décadas para tornar melhor este país.

Sem o seu trabalho e dedicação, sem os milhares de comunistas como ele, este país seria hoje uma selva muito pior. Tudo quanto as crianças possuem, desde as escolas aos brinquedos, resulta da luta que o avô travou de forma abnegada e corajosa.

Por isso, também por isso, vou votar na CDU. E quando a vossa irmã assinalar no boletim de voto a cruz da nossa esperança, estou certo de que o avô, na estrela onde mora agora, sorrirá feliz e confiante de que valeu a pena lutar.


Sem comentários: