domingo, 14 de setembro de 2008

Os diplomas de Sócrates

O aproveitamento escolar melhorou imenso, afirma Sócrates visivelmente agastado com as vozes contrárias. De facto, melhorou e basta analisar as notas atribuídas. Mas a que custo? A ordem explícita ou implícita (basta constatar que o sistema que determina a análise do desempenho dos docentes quantifica também a percentagem de alunos reprovados), foi clara: passa tudo e quem vier atrás que feche a porta!

O mesmo se passa com o RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) através do qual se pode obter, o 9º ou 12.º anos, sem sacrícfio nem necessidade de demonstrar aptidão para tal. Basta preencher os requisitos formais e aí estão, disponíveis como o vento, milhares de diplomas à "farinha amparo".

Quando os actos eleitorais do próximo ano convocarem, interessados, as estatísticas, sócrates que afinal carece de legitimidade para exigir sacrifícios por ter feito exame em casa, poderá acenar com os milhares de novos habilitados com um diploma. Sem fundo, como os cheques carecas. Mas um diploma.

3 comentários:

Anónimo disse...

A educação é de facto uma ferramenta chave na formação académica e pessoal de cada um. Porém o significado da expressão "sucesso académico" varia para uns o sucesso é deveras uma fraude, em que os professores se deixam envolver num regime de medo de represálias. Par outros, os mais atentos e racionais tal expressão assume melhoria, desenvolvimento de competências e de capacidade. Pena é que os nossos políticos representantes não tenham nem competência nem capacidade para compreender que a educação e o saber se constroem não se compram nem se promovem com o excessivo facilitismo!

Sérgio Ribeiro disse...

Um abraço, Pedro

Anónimo disse...

Pedro,

julgo ter mais ou menos a sua idade e lembro-me dum Portugal pouco instruído e com alguma educação. Entretanto os tempos mudaram e uns adquiriram mais instrução, enquanto outros "conquistaram-na", ferindo de morte a pouca educação que nos restava.

Abraço.