quinta-feira, 15 de março de 2007

SOLIDARIEDADE COM O MESTRE AMÉRICO

No tribunal de Almada, está a ser julgado o herói Américo Henriques. Eu relembro: durante décadas lutou, sozinho, para evitar que as crianças internadas na Casa Pia de Lisboa fossem abusadas sexualmente. Corajoso, enfrentou tudo e todos, sofreu perseguições diversas, incluindo a que lhe foi movida de forma particularmente cruel por Teresa Costa Macedo.

A tudo resistiu, fiel à sua condição de casapiano, menino pobre que conseguiu na instituição tornar-se um dos melhores relojoeiros do mundo. E responsável pela única escola de relojoaria existente em Portugal.

Pois agora está a ser perseguido no tribunal de Almada pelo ex-provedor da Casa Pia de Lisboa, Luís Rebelo de seu nome, o mesmo que Bagão Félix afastou quando foi descoberto o horror da violação de meninos pobres na Casa Pia de Lisboa.

O mestre Américo está a ser perseguido por ter dito uma verdade elementar: que grande parte da responsabilidade dos abusos sexuais é de quem dirigiu a Casa Pia ao longo de todos estes anos . E por ter, corajosamente, mencionado, entre outros, os nomes do ex-provedor Luís Rebelo e da antiga secretária de Estado Teresa Costa Macedo.

Tivesse o ex-provedor usado contra os pedófilos apenas um resquício do zelo persecutório e do ódio que agora nos dedica, e centenas de crianças teriam sido salvas da barbárie.

Estranhamente, a comunicação social omite o julgamento. É também um sinal dos tempos.

1 comentário:

Maçã de Junho disse...

de facto já era tempo de tudo isto ser esclarecido de uma vez por todas, enquanto serviu para encher os programas da manha e da tarde e abrir as noticias toda a gente se mostrava preocupada, agora, onde está a preocupação, onde está o sentido de justiça...

E homens que tiveram a coragem de dizer a verdade deviam ser mais apoiados!

Obrigado pedro pela partilha!

Bjo
Maçã de Junho