
Que sucederá se, como é previsível e natural, a selecção nacional for derrotada um destes dias? Rasga-se a bandeira? Substitui-se por outra mais ganhadora? Acorda-se para a realidade de um país submetido ao neoliberalismo por um governo cobarde, travestido de socialista?
Que país é este onde se fecham maternidades por razões economicistas e os membros – pseudo-socialistas – de um governo mentiroso se passeiam pela Alemanha, à custa do erário público, comentando de forma alarve as incidências dos jogos?
Que país é este onde morre um intelectual como Mário Ventura Henriques e a alegada TSF abre a emissão do noticiário preocupada por não saber se jogaria o Ronaldo ou o Deco? Que nação é esta adormecida para os dramas de trabalhadores despedidos aos milhares, mas disposta a guerrear por excrescências envolvendo craques de futebol?
Onde colocar as bandeiras quando o país começar a arder? Sim, porque tem ardido todos os anos, a horas certas, perante a passividade negligente e cúmplice de sucessivos governos de direita.
Não nos respondem, porque nos querem anestesiados, domados, sem consciência. Apetece fazer, neste fascismo manso e torpe em que vivemos, o que faziam os antifascistas durante a ditadura: empunhar um pau sem bandeira. Hasteando dessa forma o inconformismo dos que não se vergam. A luta continua!
4 comentários:
A Bandeira e o Hino são, os símbolos da Pátria (em qualquer país).
As cores e os diferentes grafismos, é a simbologia da nossa História.
Aprendi que a Bandeira Nacional representava a luta da sua fundação, a independência, os descobrimentos e a restauração de Portugal.
Deveria ser usada com respeito. Neste momento a Bandeira é o espelho da política portuguesa. Uma fantochada! A Bandeira foi humilhada, da mesma forma que o povo português o está a ser pelo governo!
Batemos no fundo de um poço escuro, mal cheiroso imundo!
O governo nada fez, nada faz para a não utilização abusiva dos símbolos máximos do país, pelo contrario incentiva.
O povo como drogado sai à rua de bandeira (quase parece a portuguesa, mas feita na China, colocaram-lhe “pagodes” quando haveria de ser os sete castelos (cidades fortificadas por D. Afonso III aos mouros). Uma humilhação!
Como o governo está feliz, o povo embrulhado numa bandeira, não ouve, nem vê o que se passa no país.
Encerraram maternidades.
Mães portuguesas deram à luz, crianças espanholas.
Jovens mães portuguesas vão a Badajoz, morrendo-lhes os filhos. A Lei espanhola proíbe transladação. Excepcionalmente o criminoso governo de Sócrates, vai tentar desbloquear a situação, pagando cerca de 1000€ pela transladação de um inocente espanhol falecido, filho de uma mãe portuguesa. Questiono-me, o que acontecerá em próximas situações análogas?
O povo não pode dar atenção a estes novos, decretos-leis. O Deco, o Figo que irão jantar hoje? Estarão prontos para o treino de amanhã?
O governo esfrega as mãos de contente!
Lei da mobilidade na Função Pública
Conflitos com os professores – Polícia – Juízes – Advogados – Médicos – Enfermeiros, Pescadores – Agricultores – Reformados – sem esquecer o Processo de Bolonha!
Portugal, passa aos oitavos da final!
Propostas humilhantes, feitas pelo governo de Sócrates:
Reforma da sustentabilidade da Segurança Social penalizando e discriminando, os casais sem filhos ou com menos de dois. (a ideia não convenceu os parceiros sociais)
A Lei do Aborto
O novo Contrato de Trabalho
Jovens licenciados emigram.
Portugueses emigram cada vez mais!
Maus-tratos a crianças, maus-tratos a idosos, o processam Casa Pia! Cristiano Ronaldo, tem nova tatuagem?
Encerramento da OPEL, 1200 desempregados!
Portugal é o país com mais casos de contaminação de Salmonelas, mas também de Tuberculose, não estamos nada mal colocados com os problemas Hepáticos, nem de SIDA.
A Extrema-Direita avança, com a anuência do governo!
Todos vêm como está Portugal, todos menos o os milhões de portugueses que têm os olhos cerrados e os ouvidos tapados por uma bandeira que o governo lhes deu!
Mário Ventura Henriques, jornalista, escritor e fundador do Festroia, onde durante 22 anos levou o nome de Portugal aos mais longínquos países com o Festival de Cinema. Intelectual reconhecido por duas vezes com o prémio de literatura do Pen Clube Português, o seu nome não foi esquecido, a homenagem foi silenciada! Tratava-se de um Lutador!
Temos que Lutar! Agora mais do que nunca, A LUTA TEM QUE CONTINUAR!
GR
Infelizmente não é de admirar o que se tem passado, neste País, por estes tempos.
Com tristeza, vejo o renascer do salazarismo sem Salazar!!!
Excelente texto, Pedro. Obrigado por ele (como pelo anterior, tão nosso).
Vou aproveitá-lo, ou parte dele - com a devida vénia, isto é, com a referência à origem - para o meu blog.
Um abraço
Se Portugal for eliminado no mundial de futebol, não vamos rasgar as bandeiras, pois vão fazer falta para o campeonato mundial do peido que se vai realizar em Portugal.
Enviar um comentário