domingo, 4 de novembro de 2007

Dois livros fundamentais

"Não te deixes levar! Os abusos sexuais explicados às crianças", Jocelyn Robert, Dinalivro.

Como se afirma na sinopse da editora, "Mais do que um livro, estamos perante um pequeno estojo de chaves e instrumentos de prudência, que se destina aos pais e crianças com idades entre os 4 e os 12 anos. Muitas crianças pensam, ainda hoje, que os adultos têm todos os direitos sobre elas. Jocelyn Robert convida os leitores a iniciarem um percurso de prevenção, procurando dar à criança o poder que lhe assiste sobre o seu corpo e a sua vida, porque os lobos e os papões, como poderão vir a verificar, não existem só nas histórias!
A tarefa ainda é mais delicada quando os abusos sexuais são cometidos pelos mais próximos - e estes constituem a maior parte -, precisamente aqueles que as crianças calam mais frequentemente e durante mais tempo."


"UMA FERIDA NO CORAÇÂO - Abuso sexual de rapazes ", Pedro Strecht; Assírio e Alvim

"Este livro aborda o impacto psíquico do abuso sexual em rapazes. Explica o medo, a vergonha e a dor das vítimas deste tipo de crime, e lembra a importância de uma boa resposta médica e jurídica para minimizar um sofrimento que sempre deixa marca, tal como uma ferida no coração.

5 comentários:

GR disse...

Vi a entrevista (breve)com a Dr.ª Catalina Pestana. As preocupações dos perigos que as Vítimas poderão estar sujeitas, ficaram bem explícitas.
Houve também meias palavras, entendidas por todos nós.
Não foi mais uma entrevista, foi a entrevista possível, por quem também passa grande perigo. Palavras directas e firmes de quem sabe o que diz, com alguns silêncios…o perigo espreita, a Dr.ª Catalina Pestana sabe, todos o sabem.
Vivêssemos nós num verdadeiro Estado de Direito não existiriam ameaças, nem vinganças, mas Justiça!
Uma vez mais a Dr.ª mostrou grande coragem, serenidade e verdade, reforçando toda a credibilidade das vítimas, através das suas palavras.
Uma entrevista muito positiva e necessária!

Não conheço ambos os livros, apesar de já ter lido alguns do Dr. Pedro Strecht sempre magníficos leitura.

GR

Ana Manuela Gralheiro disse...

PORQUE SOU PROFESSORA E NÃO ME DEIXO ILUDIR PELA BANALIZAÇÃO!!
(Obrigada Pedro Namora e Catalina Pestana. A vossa luta terá frutos!)

O Puma disse...

FORÇA

R.O disse...

parabens por este blog,
se puderem visitem o meu blog que denuncia casos do governo, conspiração, abusadores, ditadura, etc.
http://r-oculta.blogspot.com

e o meu texto sobre ditadura em portugal
www.realidadeoculta.com/ditadura.html

abraços

Clara Sousa disse...

"Eu posso dizer-te o que ele me magoou no corpo,não consigo descrever o que ele me magoou na alma". Palavras de um menino de 12 anos abusado sexualmente por um padrinho.
Encontrei esta frase num texto de Paula Soares, Eurojustice 2005, na internet.
Os danos sofridos pelas crianças vítimas de abuso sexual são, sobretudo, psicológicos, e o horror fica gravado para sempre no cérebro das crianças. Os nossos juizes são uns ignorantes e estão a violar as crianças outra vez, quando decretam a repetição dos exames. Os Tribunais não estão a administrar a justiça em nome do povomas em nome dos abusadores.