domingo, 25 de novembro de 2007

Responsabilizo José Sócrates por abusos

Do Correio da Manhã, hoje:

"O casapiano Pedro Namora responsabiliza o primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, e a actual presidente do Conselho Directivo da Casa Pia, Joaquina Madeira, por abusos sexuais que ocorram na instituição. Em declarações ao CM, Pedro Namora acusa o Governo de ter nomeado uma equipa que não é capaz de responder às necessidades dos alunos da instituição."


“Responsabilizo José Sócrates, Vieira da Silva e Joaquina Madeira por todos os abusos que ocorram na Casa Pia. Vamos denunciar este Governo por ter nomeado uma equipa que não responde às necessidades da instituição”, afirmou o ex-casapiano, referindo-se às diligências que têm levado a cabo junto de organizações internacionais:

“Queremos denunciar o caso internacionalmente. Já denunciámos que a equipa da PJ que iniciou a investigação foi desmantelada e que o anterior procurador foi afastado. Mais, já demos conta de que
Vieira da Silva, que há dois anos e meio atacava as vítimas, descredibilizando-as, foi colocado por José Sócrates à frente da instituição mais afectada com todo este problema”.

Pedro Namora afirma ainda que “as crianças da Casa Pia estão em pânico”, devido à reorganização da rede de angariação de jovens para actos pedófilos: “Com estas pessoas, não há hipótese de fazer a recuperação da instituição. O núcleo central que actua na provedoria e em alguns colégios da Casa Pia está a refazer-se rapidamente e isso não podemos aceitar”. O ex-casapiano conclui, dando conta da falta de confiança e desânimo existentes nos alunos: “Com a tutela da Casa Pia em Vieira da Silva e com a colocação da Joaquina Madeira na provedoria, toda a confiança que existia na antiga provedora morreu.

9 comentários:

Maria disse...

Sinto uma tristeza profunda por tudo quanto já se recuou com esta gente à frente e/ou (ir)responsável pela Casa Pia.
Que não te falte a força, Pedro!

Abraço-te

Anónimo disse...

Aqui fica um link para o Blogue do Grupo de Pais das Crianças da Fundação D. Pedro IV, que divulga uma notícia do jornal "Sol" de 24 de Novembro de 2007 com o percurso da Joaquina Madeira:

Bolota disse...

Caro Namora,

Para que não caíam no esquecimento…Educador Paulo protegido ao mais alto nível.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=267100&idselect=9&idCanal=9&p=200

(…)Segundo apurou o CM, José (nome fictício), de 14 anos, confirmou que foi abusado sexualmente durante uma festa de São João, em Junho, patrocinada por Carlos Amado e Lagoa Henriques, em que estiveram, entre outros, o musicólogo Rui Vieira Nery, que chegou a fazer parte de um governo liderado por António Guterres, de que também faziam parte Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues(…)

Um abraço

amigona avó e a neta princesa disse...

Temos todos que responsabilizar,Pedro!
Coragem...

Curiosa Qb disse...

Caro Pedro Namora,

Conte com a nossa colaboração.

Bem-haja!

José António Borges da Rocha disse...

Ó doutor Namora isso seria se eles fossem responsáveis, com R grande, infelizmente são IRRESPONSÁVEIS portanto não os pode responsabilizar....

GR disse...

Num comentário do dia 21 feito pelo “Vasco”, onde nos dá conhecimento da notícia: "ONU pode sancionar Portugal"
“Homayra Sellier, Presidente da Innocence in Danger em entrevista à SIC Online sobre o caso Casa Pia”.
Fiquei bastante entusiasmada, li-a e até a enviei!
Porém, reparei num (grande) pormenor, a data. É de 2003!!! 29/10/2003!!!
Se todos já sabem, até a própria ONU, porque não fizeram nada?
Será por Guterres, estar lá?
É importantíssimo que este processo saia do país!
É indispensável que o mundo saiba quem nos governa e como tratam as nossas crianças!
Portugal não só é um país de Sol, como também um país de dor!

É de grande coragem, o que li no CM. O que releio aqui!
Quantos de nós teria esta coragem?

Pedro, tenho(mos) muito orgulho em ti!

GR

Anónimo disse...

Em resposta a “GR”:

Permita-me o Pedro que deste modo possa SAUDAR “GR” não só pela referência que fez no post anterior mas também por tornar de facto este espaço numa plataforma DINÂMICA de efectiva TROCA de IDEIAS e ENERGIAS.

A propósito do artigo a que fez referência, e uma vez que era datado de 2003, tive o cuidado de escrever “Vale a Pena Relembrar!”. E acredito que será justamente por RELEMBRAR a Comunidade Internacional e todos os Estados de Direito Democrático, que esta força notoriamente latente na sociedade portuguesa em defesa das vítimas, irá emergir sob forma de DENÚNCIA COLECTIVA do desrespeito pelos mais elementares DIREITOS, LIBERDADES e GARANTIAS em PORTUGAL. A TODOS nós portugueses cabe essa RESPONSABILIDADE.

A todos que participam neste espaço e a àqueles que aqui também se venham juntar, um grande bem-haja!

GR disse...

Vasco,

É com pessoas como o Vasco bem formado e informado, com a força das palavras, a luta consequente, todos juntos diremos,
A Luta Tem que Continuar!

Um forte abraço,

GR