sexta-feira, 27 de abril de 2007

Fascismo nunca mais!


Segundo me contaram diversos participantes no magnífico desfile pela Liberdade, a PSP fez um cordão de segurança no Marquês de Pombal para proteger um cartaz fascista que há dias suja Lisboa.Com receio de que os manifestantes fizessem cumprir o que determina a Constituição e banissem o escarro contra Abril, os que mandam na polícia ordenaram-lhe que se posicionasse do lado da ignomínia.

Convém não esquecer que o cidadão que primeiro isentou de responsabilidades a súcia que pariu o cartaz foi o novel Procurador-geral da república, que não encontrou qualquer inconstitucionalidade no mesmo. Não admira assim, que as mesmíssimas fardas que antes cumpriram com zelo a protecção da caca, agredissem violentamente um grupo de jovens por ter cometido o capital pecado de gritar: "Santa Comba Dão é a terra do cabrão!" , ou - o que é ainda mais perigoso - "Fascismo nunca mais!"

Este episódio tem que ser analisado no âmbito do que vem sucedendo em Portugal desde que Sócrates conseguiu a maioria absoluta. Desde a identificação de sindicalistas por terem exercido os direitos que a lei lhes atribui, até às conhecidas repreensões a jornalistas por ousarem escrever sobre a alegada licenciatura, tudo tem valido. Portugal é hoje um país refém dos absolutamente maioritários boys do PS. Quem controla o SIS, a PJ, a Procuradoria-geral da república, as polícias, a comunicação social; o tribunal de contas; o Banco de Portugal, etc, etc, etc? Quem distribui os milhões dos fundos comunitários? Quem determina o rumo dos concursos?

Ainda não é o fascismo? Talvez não, pelo menos com as características do que vigorou até Abril de 1974. Mas este sistema de democrático tem o nome e pouco mais. O que exige o reforço da luta. Porque a canalha que prende quem grita por Abril, tem que saber que há muito povo para prender se nos quiserem silenciar.
Viva a Liberdade!

2 comentários:

Maria disse...

É, Pedro.
Infelizmente.
33 anos depois, ainda tanto trabalho pela frente..
E temos que ser nós, Pedro, temos que ser nós...
E temos que confiar, muito, nos nossos filhos, eu nos meus netos....

GR disse...

A URAP- Porto durante a manifestação comemorativa da Revolução, distribuiu um comunicado (impensável há uns anos atrás, da necessidade de alertar novamente, para o perigo do fascismo) referindo e relembrando essencialmente quem foi Salazar, o que fez o regime fascista ao povo e a necessidade de continuarmos Abril.
Enquanto li o comunicado, pude fazer uma colagem entre o regime de S - Salazar e o despotismo do actual governo de S – Sócrates (S - é outra triste coincidência).

S-Salazar, proibiu partidos políticos,
Actualmente - temos a Lei dos partidos/Lei do Financiamento
S-Salazar, reprimiu os sindicatos livres
Actualmente - temos a vergonhosa repressão ao sindicato de Polícias e uma tentativa de debilitar todos os outros Sindicatos, através do medo.
S-Salazar, suprimiu o direito à greve
Actualmente - tiram fotos (caso dos professores) e fazem ameaças aos trabalhadores,
S-Salazar, tinha ódio à cultura, ao ensino,
Actualmente – vemos a destruição destes dois baluartes da Revolução de Abril
S-Salazar, perseguiu artistas, intelectuais e cientistas
Actualmente - quem não concordar não tem subsídios, não é contratado, sendo obrigado a emigrar
S-Salazar, mandou a polícia política PIDE/DGS, prender, espancar, torturar, exilar e matar, quem se opusesse ao seu regime.
Actualmente - assistimos a espancamentos e prisões (mesmo que temporárias)
S-Salazar, os trabalhadores foram explorados e brutalmente reprimidos
Actualmente - o novo código de trabalho nada mais é senão, exploração selvagem de mão-de-obra barata, mesmo sendo “verdadeiramente” licenciados.

Não valerá a pena pois seria muito fastidioso, continuar a colagem entre o regime governativo de S (Salazar e Sócrates).

Foi com muita preocupação que tivemos conhecimento dos acontecimentos que se passaram no dia 25 de Abril, em Lisboa.
Felizmente, nada que tenha afectado a grandiosa Manifestação comemorativa do dia da Liberdade, da Revolução de Abril.

Mas se este regime não é fascista, Democrático tenho a certeza que não o é!

Viva a Revolução de Abril!
Viva a Liberdade!
25 de Abril Sempre, Fascismo Nunca Mais!

GR