quarta-feira, 12 de abril de 2006

Um ano de vida

Este modestíssimo blogue faz hoje um ano. Assinalo a data sobretudo para vos agradecer, amigos, camaradas e companheiros de luta, toda a solidariedade. Se não fosse o blogue, a minha vida teria sido, seguramente, diferente para pior. Apesar de tudo – e o tudo aqui é inenarrável – pude sempre contar convosco.

Permitam-me destacar um homem, António Balbino Caldeira, e simbolizar nele o profundo agradecimento que vos endereço: solidário, corajoso, coerente, verdadeiro, honrado, tem travado, praticamente desde o início do que foi designado por Processo da Casa Pia, uma luta sem quartel contra a rede pedófila que controla o Estado. Em simultâneo com a sua luta firme, nunca descurou a solidariedade com as vítimas.
Por assumir essa atitude corajosa viu a sua casa devassada, os seus bens apreendidos, a sua tese de doutoramento adiada e até a sua idosa mãe maltratada. Contudo, nem isso o fez vacilar um só momento e colocou-se, de forma assumida e determinada, do lado das crianças abusadas. Calcorreou centenas de quilómetros, enfrentou pressões, processos judiciais, ameaças; tudo suportou de forma estóica para defender as crianças deste país.

Obrigado António, pelo teu exemplo. Que assinalo também para contrapor ao que constituiu a maior desilusão que sofri no decurso desta luta. Passo a explicar: quando aluno da Casa Pia a consigna era clara: um por todos e todos por um! Os mais velhos acorriam sempre em defesa dos mais novos. Quando o horror foi revelado e as vítimas começaram a ser difamadas pelos pedófilos e prestativas consciências de aluguer, na minha cabeça e no meu coração instalou-se a certeza – reflexo condicionado! – de que não tardariam aí os casapianos mais velhos dispostos à luta. Mas o tempo foi passando e deles nada. E isso, a desilusão, doeu-me muito. Preferiram o silêncio, optaram por calçar as pantufas do conformismo, assistiram indiferentes à tentativa de destruição dos gansos mais novos, tudo em nome da vida que vivem agora e de outros pretextos tão edificantes quanto vergonhosos.
De forma que à dor da descoberta da barbárie, somou-se a resultante de saber mortíssimos espíritos que julgava prontos à revolta. Também por isso, obrigado António. Obrigado amigos.
A luta continua!

10 comentários:

escrevi disse...

Que dizer-te?
Já referi anteriormente, como te admiro, a ti, ser humano de corpo inteiro, orgulho de qualquer causa!
Não pretendo tecer elogios fúteis, só dizer a verdade, que sinto.
Ler-te, mais uma vez comoveu-me.
Quando te vi pela primeira vez na tv a dar a cara por uma causa tão nobre e difícil, senti, como já te disse, um grande orgulho, pela tua coragem e coerência. Tens mantido, sem te afastares um milimetro, essa essa posição.
Continua! As crianças da Casa Pia, (hoje jovens adolescentes e adultos), precisam de sentir que te continuam a ter do seu lado, com a verticalidade que te faz dos poucos interlocutores, que ainda, sobre o assunto, é ouvido com respeito.

Um beijo.

Maria disse...

Cheguei aqui porque uma amiga me falou neste blog. Dei uma volta pelas palavras. O autor delas já conheço. Os meus parabéns pelo aniversário que comemoras, e acima de tudo pela voz que ergues.
Beijos e que ainda estejas cá para o ano.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Pedro e obrigado a quem merece o teu obrigado. E lembro um velho amigo casapiano que, estou certo, se vivo fosse contigo, e com os que estão contigo, estaria, o Viriato Camilo.
Um grande abraço

Unknown disse...

Cheguei cá pelo Portugal Profundo. Parabéns e felicidades!

zemanel disse...

Cheguei aqui e descobri um espaço de resistência: Contra os Poderes mais ou menos ocultos!Resistência contra a humilhação humanas! Resistência à hipocrisia e à podridão dos Homens que exploram os outros Homens. Diria talvez (quase de certeza) Soeiro,ainda, em pleno século xxi deste blog:
Para os filhos dos homens que nunca foram meninos!

Luís Bonifácio disse...

Parabéns pelo primeiro aniversário.
Que a luta continue e acabe vitoriosa!

António Balbino Caldeira disse...

Meu Amigo Pedro

Não valho nem um décimo do teu elogio. Respondi-te lá, na minha eira, dizendo isso mesmo.

Compreendo a tua dor sobre o receio dos gansos bem colocados não aopiaram a luta anti-pedófila.

Acho que nos falta uma organização para provocarmos a opção de muitos acomodados. A luta continua!

António Balbino Caldeira disse...

E agradeço, muito!, à Guida o seu comentário amigo.

A luta é de todos os homens e mulheres de bem, indpendentemente da sua convicção política, religiosa, filosófica. Por isso, tem de continuar.

Ana Manuela Gralheiro disse...

Parabéns Pedro pela tua coragem e sentido de justiça!
Estou solidária!
A luta continua!
Ana Gralheiro

a.castro disse...

Pedro, um abraço de parabéns pelo primeiro ano de "luta" neste sítio...