terça-feira, 4 de outubro de 2005

Hasta siempre comandante!!!



“...para que o Mundo não esqueça!!!”

Completam-se no próximo dia 9 de Outubro, 38 anos sobre o assassínio de Che Guevara. Apesar de há muito serem conhecidos os pormenores deste crime, nunca é demais repetir a pergunta: Quem matou o CHE?
Em primeiro lugar, os que o executaram; em última análise o imperialismo, esse sistema que fez o Padre Camilo Torres dizer que,“se Jesus Cristo aqui viesse, diante de tamanhas injustiças, teria pegado numa metralhadora e ter-se-ia juntado aos guerrilheiros”.
Guevara, - cuja ordem primeira era “ assistir aos feridos por ordem de gravidade, sem considerar se eram gurrrilheiros ou soldados do exército” – gravemente ferido no dia 8, é feito prisioneiro e transportado para a escola de La Higuera.
Aqui, sentado no chão, chão tantas vezes pisado por pobres e desprotegidas crianças – razão primeira e última da sua luta – espera a chegada do agente da CIA Félix Rodriguez que o virá interrogar e que... traz consigo, (dos Estados Unidos da América, é bom lembrar!!!) a ordem para o matar!!! A sangue frio é abatido por Mário Teran, não sem antes lhe dizer: “ dispara, que matas um Homem!!!”.
Assim morre uma das maiores personalidades do séculoXX, defensor intransigente do Homem Novo, humano, fraterno e solidário, livre dos estigmas cruéis e desumanos do capitalismo e do imperialismo que marcam a sociedade em que, infelizmente, vivemos.
Diz quem o viu, no seu pobre leito de morte, que parecia Cristo!!! Talvez por isso, ainda hoje, os camponeses bolivianos lhe chamam Santo Ernesto de La Higuera!!!
Talvez por isso, o retrato de Che foi e é, aos olhos de milhões de pessoas, “ o retrato da dignidade suprema do ser humano”!!!
Um dia, em resposta a uma pergunta sobre um possível parentesco, afirmou: “ se és capaz de tremer de indignação cada vez que se comete uma injustiça no Mundo, somos companheiros e isso, é o mais importante”.
Foi há 38 anos!!! Para que o Mundo não esqueça!!!
Até sempre companheiro!!!

João de Almeida

2 comentários:

Pedro Namora disse...

Obrigado camarada João Almeida, por enriqueceres o nosso blogue!

GR disse...

Segunda-feira, quase meio-dia de uma manhãde Sol. 9 de Outubro de 1967, Ernesto Guevara de la Serna – CHE, é barbaramente assassinado, na pequena aldeia Boliviana de La Higuera.
No dia 10, é levado de helicóptero por agentes da CIA(anticastristas) para Vallegrande.Transportado até ao hospital do Senhor de Malta, colocam-no no chão, da lavandaria do hospital. É-lhe injectado formol, para atrasar a decomposição do corpo, duas freiras alemãs lavam-no e cortam-lhe o cabelo. O guerrilheiro, com olhos semicerrados e um leve sorriso, é mostrado às dezenas de jornalistas que o esperam!
Não sabendo o que fazer com o cadáver, o "monstro" tenente-coronel Quintanilha, aguarda por uma delegação argentina, para tirar impressões digitais a CHE. Quintanilha tem uma ideia atroz, decide fazer uma máscara mortuária do guerrilheiro, tendo para isso usado gesso de dentista. Ao retirar a máscara, arranca as sobrancelhas, os pelos da barba, e parte da pele do rosto. O irmão de Che, Roberto Guevara, vê esta atrocidade, aquando do reconhecimento do corpo! Mas o horror, continua! Quintanilha diz ter recebido instruções, para fins de identificação, para levar as mãos e a cabeça de CHE, para La Paz! Recusando-se a esta macabra ordem de Quintanilha, a cabeça fica,mas as mãos são cortadas acima dos pulsos, pelo médico Moisés Abraham Baptista.
O corpo desaparece e muitas teorias se escrevem! Muitas lendas se inventam!
A 5 de Julho de 1997, a equipa cubano-argentina que, durante vários meses, escavou mais de dez mil metros quadrado, descobre junto ao aeroporto de Vallegrande, uma vala comum com sete esqueletos, exumando-se os corpos, confirma-se que é CHE GUEVARA e os outros guerrilheiros assassinados.
CHE, repousa num mausoléu em Santa Clara – Cuba, trinta anos após o seu assassinato!

Che Guevara, torna-se uma lenda!
Ted Córdova, perpetua-o jovem, com a foto de 1960!
Os poetas escrevem elegias!
Os músicos, cantam as mais belas canções revolucionárias!
Os oportunistas, lucram, colocando fotos de CHE em todos os produtos que se possa imaginar! Demonstrando grande desrespeito, por tão grande Guerrilheiro!
Che é para todos nós, o exemplo de homem;
Amigo, solidário, inteligente, justo, estudioso, coerente, combatente, Lutador, um Revolucionário!

Fidel Castro (15.09.67)
« Che é um modelo de homem que não pertence ao nosso tempo; pertence ao futuro!»

GR