terça-feira, 4 de outubro de 2005

Hasta siempre comandante!!!



“...para que o Mundo não esqueça!!!”

Completam-se no próximo dia 9 de Outubro, 38 anos sobre o assassínio de Che Guevara. Apesar de há muito serem conhecidos os pormenores deste crime, nunca é demais repetir a pergunta: Quem matou o CHE?
Em primeiro lugar, os que o executaram; em última análise o imperialismo, esse sistema que fez o Padre Camilo Torres dizer que,“se Jesus Cristo aqui viesse, diante de tamanhas injustiças, teria pegado numa metralhadora e ter-se-ia juntado aos guerrilheiros”.
Guevara, - cuja ordem primeira era “ assistir aos feridos por ordem de gravidade, sem considerar se eram gurrrilheiros ou soldados do exército” – gravemente ferido no dia 8, é feito prisioneiro e transportado para a escola de La Higuera.
Aqui, sentado no chão, chão tantas vezes pisado por pobres e desprotegidas crianças – razão primeira e última da sua luta – espera a chegada do agente da CIA Félix Rodriguez que o virá interrogar e que... traz consigo, (dos Estados Unidos da América, é bom lembrar!!!) a ordem para o matar!!! A sangue frio é abatido por Mário Teran, não sem antes lhe dizer: “ dispara, que matas um Homem!!!”.
Assim morre uma das maiores personalidades do séculoXX, defensor intransigente do Homem Novo, humano, fraterno e solidário, livre dos estigmas cruéis e desumanos do capitalismo e do imperialismo que marcam a sociedade em que, infelizmente, vivemos.
Diz quem o viu, no seu pobre leito de morte, que parecia Cristo!!! Talvez por isso, ainda hoje, os camponeses bolivianos lhe chamam Santo Ernesto de La Higuera!!!
Talvez por isso, o retrato de Che foi e é, aos olhos de milhões de pessoas, “ o retrato da dignidade suprema do ser humano”!!!
Um dia, em resposta a uma pergunta sobre um possível parentesco, afirmou: “ se és capaz de tremer de indignação cada vez que se comete uma injustiça no Mundo, somos companheiros e isso, é o mais importante”.
Foi há 38 anos!!! Para que o Mundo não esqueça!!!
Até sempre companheiro!!!

João de Almeida

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado camarada João Almeida, por enriqueceres o nosso blogue!