domingo, 23 de outubro de 2005

Fascismo nunca mais!


Um dos traços mais repulsivos da empreitada que alguns desenvolvem para reescrever a História, consiste na destruição de tudo quanto possa questionar as mentiras que apregoam. Até agora, quem fosse a Peniche desarmado do conhecimento do que foi aquele antro de tortura e sofrimento para quantos ousaram combater o fascismo, podia convencer-se de que nada de grave por lá havia acontecido, tal o desprezo a que tem estado votado o espaço.
A conquista da Câmara Municipal de Peniche pela CDU vai, estou certo, inverter esta situação. Porque um povo sem memória não tem futuro, os comunistas e seus aliados vão seguramente transformar o Forte num monumento digno, onde possamos ir rever o que foi o fascismo, assim revigorando forças para o grito que cada vez mais se justifica: 25 de Abril, sempre! Fascismo nunca mais!

3 comentários:

ja disse...

Concordando, em absoluto,na necessidade - até obrigação!!! - de transformar o Forte de Peniche num monumento digno, deixo aqui o repto a todos os democratas que não se conformam com o branqueamento do fascismo.
Com o nosso trabalho voluntário,em união com a Câmara de Peniche, é possível inverter a situação.
Vamos a isso?!!!

a.castro disse...

Caro Pedro,
a) Fico sempre irritado quando vejo alguns blogs a chamar "comunas" ao PCP. A esses que continuam a utilizar essa K7 (para usar outra expressão que me irrita), o mínimo que posso chamar-lhes é fascistas (sem aspas);
b) Lamentável que esses fascistas não tenham tratado da manutenção de tão histórico lugar, pela negativa, consubstanciado no crime, no horror e no sofrimento causados a quem contribuiu como ninguém para que esses fascistas tenham a liberdade que não merecem;
c)Fico pois feliz por a CDU ter conquistado a Câmara de Peniche que irá provocar a fúria de todos os fascistas em geral e em particular dos fascistas que lá estiveram com desprezo pelas mais elementares regras de preservação dos mais importantes factos históricos do país.
Abraço
a.castro
Nota técnica: O seu blog tem andado com o sidebar todo caído até ao fundo...

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Pedro.
Coloquei aqui, hoje de manhã, um comentário que inexplicavelmente (a inépcia?!) se perdeu.
Não sou capaz de o reproduzir (é sempre impossível...) mas escrevi eu que o significado e o simbolismo dessa vitória de Peniche é muito grande. E que a juntava às vitórias-recuperações do Barreiro e da Marinha Grande (e outras), igualmente significativas e simbólicas, e que se procurou não valorizar quando empoladas foram as suas perdas no coral para o "requiem" do Partido. Afinal!... Afinal estamos bem vivos.
Mas não foram só vitórias! E as perdas (do Redondo e de Alcácer) também têm significado e simbolismo. Mostram no que resultam hesitações e desistências de camaradas e de quem camarada foi. E digo assim - com pinças - porque a uns continuo a considerar camaradas, sujeitos como todos estamos a hesitar e a errar.
Mas desistir, não. Nunca!
A afirmação pessoal, ou de grupo, contra o colectivo que somos não aceito. E a vida aí está a ajudar quem resiste e continua a luta.
Sei que acabava o comentário perdido com um abraço.
Renovo-o, amigo
Sérgio Ribeiro