segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Obrigado, Comandante!



" En el trayecto desde el aeropuerto de La Habana al centro de la ciudad hay una pancarta con el retrato de una niña sonriendo y la frase: "Esta noche 200 millones de niños dormirán en las calles del mundo. Ninguno de ellos es cubano". ¿Algún otro país del continente podría exhibir semejante anuncio a la mera puerta de entrada?"
(Frei Betto)

2 comentários:

GR disse...

Por o texto ser uma realidade, e o povo cubano estar agradecido a Fidel!
A SIC-N MANIPULA A HISTÓRIA!
Francamente será que a SIC-N, pensa que somos todos estúpidos e ignorantes?
Com um fundamentalismo anticomunista exacerbado, os jornalistas caiem no ridículo! São gozados e, nada mais triste que ser achincalhado a nível profissional.
O documentário sobre Fidel Castro, apresentado esta semana, começa por fazer uma colagem (subentendida) entre o pai de Fidel, homem duro, injusto, feudal, odiados por todos e, o seu filho bastardo “Fidelito”. Este cresce, entrando para a vida política a atraiçoar os amigos, matando quem encontra pela frente, com um comportamento leviano, enfim…o Rambo não é tão cruel! Não contentes com isso, crendo dar mais credibilidade ao dito documentário, entrevistaram três figuras, homens já idosos confirmando que bons eram eles, Fidel um diabo! Por acaso, não entrevistaram ninguém a refutar, os traidores! Por uma questão de isenção, só ouviram um lado!
Como é possível, mentir, manipular, falsear assim a História?
Enquanto mostrava Fidel, ser ovacionado por milhares de cubanos dançando felizes, crianças nas escolas, trabalho, alegria de viver, uma voz (off) dizia que o povo vivia amedrontado, infeliz, torturado. Um documentário americano, com um bónus para as Tvs que, tenham tido coragem de o apresentar!
Esqueceram-se que é História recente!
Alguns de nós (amigos ou parentes) estavam lá (Cuba), seguiram o processo revolucionário, viveram ou participaram na História da Revolução Cubana! Há filmes, fotos, livros, testemunhos vivos!
A SIC-N, tem um desrespeito total pelos espectadores, tratando-o como Salazar fazia, mostrava ao "povão" histórias manipuladas, deturpadas!

Quer a SIC e toda a direita queira, quer não.
Fidel é respeitado!
Cuba é uma pátria amada!
A Revolução uma realidade, “Pátria ou morte, venceremos!”

GR

Maria disse...

A SIC-N pode fazer o que quiser, os EEUU podem fazer o que quizerem, mas de facto é verdade: 0 analfabetos em Cuba; 0 crianças sem abrigo; 0 sem acesso à educação; 0 sem acesso à cultura; 0 sem acesso à saude; 0 acesso à habitação.
Há uns anos, em Havana, eu dizia a um cantor cubano que conhecia o Brasil e de alguma forma criticava Fidel "OK, eu troco a "liberdade" de expressão que achas que tenho em Portugal pelo acesso gratuito à saúde, à educação, pela garantia que tenho aqui de que as crianças são a maior riqueza de um povo." Ele ficou pasmo. Continuo a trocar. E vou dar pessoalmente o meu apoio ao povo cubano a seguir à Festa do Avante. Levando-lhes toda a minha solidariedade. e prometo que desta vez vou à Ilha da Juventude...