domingo, 17 de setembro de 2006

Catarina Eufémia


O primeiro tema de reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente

Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método oblíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos

Tinha chegado o tempo
Em que era preciso que alguém não recuasse
E a terra bebeu um sangue duas vezes puro

Porque eras a mulher e não somente a fêmea
Eras a inocência frontal que não recua
Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro
[no instante em que morreste
E a busca da justiça continua



Sophia de Mello Breyner Andresen

3 comentários:

Unknown disse...

Acho que não precisamos de construir a tal iconografia de mártires. Julgo que aprofundarmos o conhecimento da história do nosso glorioso partido e lutarmos para que seja divulgada de forma séria, associando-a à luta presente e futura, conseguirá os mesmos objectivos.
Para mim é impossível falar de Liberdade sem recordar o contributo inigualável dos milhares de honrados militantes comunistas que deram tudo pelo povo, de forma desinteressada. Antes e depois de Abril. Porque não podemos esquecer que na democracia berlusconiana em que vivemos, milhares de militantes do PCP continuam a ser, actualmente, perseguidos, ameaçados, agredidos, preteridos nas respectivas carreiras profissionais, despedidos. E no entanto, resistem, corajosos, firmes, coerentes, empunhando a bandeira, a mesmíssima rubra bandeira que o Álvaro, o Francisco Miguel, o Militão; o Dias Lourenço; o Joaquim Gomes; o Octávio Pato; o Sérgio Ribeiro; o João Camilo; o Casanova, O Pires Jorge; a Catarina Eufémia; a Alda Nogueira - e tantos , tantos, que podia continuar a noite inteira sem acabarem os nomes de que tanto me orgulho - nos legaram.
Somos um grande Partido. E os que de forma demencial nos atacam - se existiam pides aos milhares, bufos e afins, imagine-se a descendência que não terão espalhado - repetem hoje os argumentos que Salazar utilizou para nos perseguir. Sem uma pinga de vergonha.
E não há nada que mais os descontrole do que perceberem que estamos aqui: confiantes e reiterando a cada instante que o nosso objectivo é a luta pelo Socialismo e pelo Comunismo. Viva O PCP!

Dijambura disse...

A história e luta do partido engloba o respeito pela luta de todos os homens e mulheres que se sacrificaram por uma sociedade mais justa... esses camaradas continuam na batalha e na força do nosso partido, nem me parece que esses homens e mulheres quisessem ser encaradas como figuras particularizadas de marketing politico... mas sim como pessoas que em colectivo lutaram por uma sociedade melhor!! O seu papel para mim é fundamental e contribui largamente para a continuação do projecto!

zemanel disse...

Camarada Pedro, tens razão
eles andam nervosos
descontrolados
!!!!!
Sabem que continuamos aqui.
Cada pequeno contributo nosso, enfurece-os!
Ah, camarada, se eu pudesse dar mais um pouco de mim à NOSSA BANDEIRA!!!!!