sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Álvaro Cunhal - Obras Escolhidas II


Quem pretender, sem preconceitos, conhecer a maior personalidade portuguesa de todos os tempos, pode agora adquirir o segundo volume das obras escolhidas de Álvaro Cunhal.
A leitura da sua obra, em boa hora sistematizada pelas edições Avante!, permite um conhecimento mais profundo e diversificado do que foi o seu labor titânico. Álvaro Cunhal foi e continuará a ser, daqui a séculos, uma referência incontornável para os milhões de seres humanos em luta contra a iniquidade.
A admiração, respeito, carinho e saudade que nutro pelo Álvaro não tem nada a ver com culto de personalidade, a que sempre foi avesso. Se eu pudesse gostava de ser apenas um pouquinho do que ele foi e esse desejo ajuda-me a ser melhor. Nada do que fez é sobrenatural. Tudo quanto produziu, gizou, defendeu é profundamente humano. Que o tenha conseguido, à custa de sacrifícios a que nunca fugiu e sempre mantendo a mesma humildade característica do povo a que pertence, diz bem da sua dimensão ética.
O Álvaro será para sempre uma referência que procurarei respeitar, nomeadamente, estudando a sua obra ímpar.

2 comentários:

Mar Arável disse...

Até sempre camarada

GR disse...

É sem dúvida uma grandiosa obra.
Foi para mim muito útil a leitura do I Volume, porém, estou fascinada com o II Volume.
É urgente a sua leitura para entendermos melhor a luta, marxista-leninista.
Ficando também com melhor conhecimento da vida do maior político, revolucionário, Resistente português, o nosso querido camarada Álvaro Cunhal.

GR