Petição pelas crianças vítimas de abuso sexual
Corre uma petição na internet em prol das «Crianças Vítimas de Abusos Sexuais». A mensagem é dirigida ao Presidente da República e deixa um apelo a Cavaco Silva para que faça uma intervenção na Assembleia da República sobre os direitos das crianças. O ex-casapiano Pedro Namora é um dos signatários da petição e foi contactado pela professora Maria Clara Sottomayor, que teve a ideia.
Em pouco tempo foi escrita a missiva e colocada na internet para a recolha de assinaturas. «Queríamos, no mínimo, recolher quatro mil assinaturas» explica ao PortugalDiário Pedro Namora. Cavaco Silva já expressou publicamente a sua preocupação sobre as situações de abuso sexual a crianças e perante as suas palavras muitos acreditam que pode ser um aliado na luta contra a pedofilia.
O presidente da República pode ser uma nova voz de alerta e quando achar que é «o momento oportuno pode dirigir uma mensagem à Assembleia da República em defesa dos direitos das crianças».
Os criadores da petição ainda não sabem como vão fazer chegar a missiva a Cavaco Silva, mas «talvez tentem pessoalmente», acrescenta o ex-casapiano Pedro Namora.
Na carta escrita ao Presidente da República pode ler-se: «Indo ao encontro das preocupações reveladas por V. Exa. relativamente às investigações em curso sobre crimes de abuso sexual de crianças a viver em instituições (...) vimos requerer a intervenção de V. Exa, através de uma mensagem à AR, ao abrigo do art. 133.º, al. d) da CRP, para a concretização» de vários objectivos.
Entre os objectivos destacam-se, por exemplo, «a proibição de repetição dos exames, interrogatórios e perícias psicológicas», como vai acontecer às vítimas do processo Casa Pia. Ou ainda, garantir sempre o direito da criança à audição por videoconferência, sem estar «cara a cara» com o arguido.
Ou seja, além da mensagem de Cavaco Silva, o objectivo principal da petição é tentar criar «medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança».
A petição está acessível em vários blogues: Vale a pena Lutar; Comadres, Compadres e Companhia e ainda Portugal Profundo.
Até esta quarta-feira já foram recolhidas 1.300 assinaturas.
8 comentários:
Olá caro Pedro Namora
A minha alma está parva, uma semana depois só há 1399 assinaturas, com tão ampla divulgação, não compreendo esta passividade dos portugueses, mas como muito bem diz este blogue ...VALE A PENA LUTAR !
Eu fiz o que pude, publiquei no meu blogue, mandei mails para todos os conhecidos e sinceramente não esperava este resultado.
Força que a luta há-de trazer os seus frutos, que é ver sem mais demoras, este horroroso caso resolvido
Abraço Talina
Neste momento, 4ª feira quase meia noite, já tem 1.430 assinaturas!
Isto vai!
e A LUTA CONTINUA!
GR
Nº de assinaturas (online) diárias desde que a Petição foi lançada:
27 NOV – 124
28 NOV – 242
29 NOV – 210
30 NOV – 125
1 DEZ – 87
2 DEZ – 99
3 DEZ – 162
4 DEZ – 172
5 DEZ – 211
Bem-haja a todos pelo empenho.
Eis a prova de que Vale a pena lutar!
Grande abraço, Pedro.
Todos juntos seremos POUCOS!
Também já postei sobre o assunto e tens MUITOS outros blogues que já o fizeram! Beijo...
http://commonsense.blogs.sapo.pt/27475.html
Além de muito bem escrito foi a partir deste blog que me inteirei da petição e depois descobri(com surpresa) o mundo enorme de pessoas que também estão dispostas a lutar para que o processo casa pia não seja abafado. Estou convencida que uma nova etapa imparável teve início e que esta acção serviu pelo menos para unir quem quer lutar e quem não vai parar. Estou contente
Pelas crianças vale TUDO...
Parabéns
Petição em Prol das Crianças Vítimas de Crimes Sexuais
Até ao momento (13/12/2007):
2138 assinaturas online
2600 assinaturas forma convencional (manual)
4738 total
Se algum de vós estiver a recolher assinaturas, por favor informem-nos de número que têm.
A sociedade civil mexe. A corrente cresce.
A todos os que têm colaborado nesta causa, muito obrigada.
Um grande abraço.
Enviar um comentário