sexta-feira, 4 de maio de 2007

O TEMPO DAS GIESTAS

A propósito do mais recente romance de José Casanova, editado pela Caminho:

“Es que, cuando los hombres llevan en la mente un mismo ideal, nada puede incomunicarlos, ni las paredes de una cárcel, ni la tierra de los cementerios, porque un mismo recuerdo, una misma alma, una misma idea, una misma conciencia y dignidad los alienta a todos.”

Fidel, “A História me Absolverá”

1 comentário:

GR disse...

Se alguma dúvida havia, podemos confirmar que Casanova é um dos maiores romancistas portugueses.
É para mim difícil dizer qual o melhor livro dos três romances editados, O Caminho das Aves – Aquela Noite de Natal – O Tempo das Giestas. Há em todos eles uma vertente comum; o amor, a amizade, a solidariedade e a Luta, o Combate.
O Tempo das Giestas é um dos romances mais comoventes e ternos que li até hoje. Por momentos fiz um paralelismo (estrutural) entre uma das maiores obras de Camilo e esta grande obra de Casanova.
É uma história de amor intemporal, podendo acontecer em 1936, 1988 ou até 2050.
É um hino ao amor,
A intimidade do amor entre jovens, o amor de pais atentos, compreensivos e afectuosos, o amor dos filhos já crescidos, necessitando sempre de um carinho, um encostar a cabeça para sentir a protecção da doce mãe, ou um caloroso beijo e forte abraço do olhar orgulhoso de um pai, o amor sincero entre Amigos.
Mas é também um hino á Resistência. A todos os Resistentes que lutaram corajosamente contra os duros anos do fascismo. A todos os que hoje também resistem ao lutarem por um mundo melhor, por uma vida com futuro, enaltecendo o desempenho dos jovens no Combate, demonstrando muita alegria na camaradagem do dia a dia dos comunistas.
Contudo, o romance retrata-nos o fascismo no interior de um lar, nas relações familiares sempre hipócrita, desumana, boçal, dura e cruel. Descreve-nos o sofrimento, a dor, as torturas, assassinatos do Campo da Morte Lenta – Campo de Concentração do Tarrafal. Porque o fascismo existiu!
Um livro apaixonante!

Pedro,
Só a tua sensibilidade pode escolher esta citação.

Um bj,

GR