quarta-feira, 9 de maio de 2007

Contra os pedófilos!

Segundo o Correio da Manhã de hoje, “A Polícia Judiciária não tem uma base de dados actualizada com informações sobre redes pedófilas internacionais. Essa base de dados está para ser criada vai para três anos. Os investigadores estão agora a trabalhar com informações fornecidas pelas autoridades de Londres sobre pedófilos com ligações a Portugal – sobretudo ao Algarve onde reside uma vasta comunidade britânica.”

Não tenho dúvidas de que agora a referida base vai ser criada. Em Portugal actua-se sempre por reacção. Entretanto, é preciso dizer que a PJ também não possui o registo dos pedófilos portugueses, que circulam por aí à vontade, constituindo uma ameaça terrível para as nossas crianças.Noutros países, sabendo-se que os pedófilos são predadores incansáveis e, na generalidade, incuráveis, existe um controlo rigoroso das suas movimentações. Mas por cá, como se sabe, nada se fez nesse sentido. Na sequência do Processo Casa Pia, e como represália, desmantelou-se mesmo a equipa que realizou um trabalho notável na investigação dos abusos sexuais, não fosse dar-se o caso de reencontrar os que a imprensa domesticada apelida de “alegados” abusadores.

A verdade é que a nossa população não sabe como proteger as crianças dos pedófilos. E este governo - onde marcam presença ministros que no âmbito do Processo Casa Pia se destacaram pelos ataques que desferiram às vítimas de abusos sexuais e pela defesa de um arguido - nada fez para as proteger. Onde estão as palestras, os folhetos informativos, os apoios e esclarecimentos às famílias, o investimento na protecção?

Nada! Mas preocupado em evitar que no futuro algum cavalheiro seja incomodado pela Justiça, Sócrates apadrinhou alterações ao código de processo penal que, protegendo os poderosos, são uma vergonha. Portugal está a ser transformado num paraíso para os criminosos e respectivas organizações mafiosas. É evidente que nenhuma medida poderia ter evitado o rapto de Madeleine, que tanto nos dói.

Mas a inexistência de uma política governamental, efectiva, de protecção das crianças torna ainda mais insuportável a insegurança que sofremos. Porque a verdade, é que, como sucedeu na Bélgica com a menina Sabinne Dardenne, qualquer criança pode ser raptada a caminho da escola, por exemplo. Quando se lida com pedófilos, a única arma eficaz é a constante vigilância dos pais. Em Portugal as crianças passam cada vez mais tempo sozinhas. Inexistem escolas ou outras instituições, em número suficiente, onde as crianças possam estar protegidas durante o tempo em que os progenitores estão a trabalhar. Como não podem pagar os prolongamentos de horários, os pais deixam os filhos entregues a si próprios e os canalhas sabem disso.

O que é inadmissível, sobretudo depois do conhecimento de casos análogos – uma criança portuguesa desapareceu durante os breves minutos em que os pais escolhiam um gelado – é a completa ausência de divulgação dos cuidados básicos a adoptar pelas famílias. Que deve ser feita de forma séria, adequada e pedagógica.

1 comentário:

GR disse...

Desta vez é também a negligência dos progenitores que causa um dramático acidente.
Pouco importa a nacionalidade. É uma criança e isso basta para ser uma tragédia. Mostra um país impotente perante mais uma grave situação de falta de protecção infantil.
Contudo, veio levantar o que estava “quase” esquecido por muitos cidadãos e desejo dos governantes. O problema da PEDÓFILIA!
Lendo o CM - 6/5/07
«UM "PARAÍSO" PARA PEDÓFILOS
A National Society for the Prevention of Cruelty to Children (SNPCC) já em 2003 definiu Portugal como um “paraíso” para os pedófilos, a par da Holanda, Áustria, Alemanha e Irlanda. A classificação deve-se sobretudo ao facto do País ter “um fraco sistema de protecção infantil” e não ter disponível uma base de dados com registo dos abusadores, como no Reino Unido.»
Este governo nada fez, os seus capangas seguiram-lhe o rasto.
Tu próprio, Pedro, foste proibido de falares sobre o problema da pedofilia, numa Câmara Socialista. Tu bem tentaste e outros também. De nada valeu!
Sentimos vergonha, muita vergonha pelo nosso pobre país ser conhecido, como um “Paraíso para pedófilos”.
Sentimos raiva, quando temos que concordar.
Senão vejamos, depois do processo Casa Pia, a histeria da população, o espectáculo diário oferecido pela comunicação social, a desculpabilização aos arguidos, tentativa de desacreditar juízes, Vítimas e algumas testemunhas. Houve silêncio.
O governo nada fez, para além de tudo fazer para haver, silêncio! Amnésia colectiva!
Foi preciso mais uma vítima e as autoridades inglesas virem para o nosso país para despertar consciências?
Como o PS, abusadores, governantes (e não só) devem estar aborrecidos, com este “contratempo”!!!

GR