quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Vitória dos Cinco Patriotas Cubanos

"Tribunal de Atlanta anula sentenças de Miami
O Tribunal de Recursos de Atlanta anulou a 9 de Agosto a sentença do tribunal de Miami de 2001 que condenou os cinco patriotas cubanos presos nos EUA

O veredicto do Tribunal, adoptado por unanimidade pelo colectivo de três juizes, não só revoga as sentenças impostas a Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino, René González e Antonio Guerrero, condenados a penas de prisão entre 15 anos e dupla cadeia perpétua (num caso), como ordena a realização de um novo julgamento numa cidade que não seja Miami. De acordo com a sentença, o clima político anticubano que se vive nesta cidade, bem como a excessiva mediatização do caso, impede a realização de um processo justo. A decisão do Tribunal de Recursos do 11º Distrito (11th Circuit Court of Appeals) constitui uma importante vitória para os «Cinco», para Cuba e para o importante movimento internacional de solidariedade criado em torno dos patriotas cubanos.

Longamente ponderada durante mais de um ano, a decisão do Tribunal de Atlanta veio confirmar a conclusão a que havia chegado, há cerca de um mês, o grupo da ONU sobre Detenções Arbitrárias, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas. Após ter apreciado o caso, aquele organismo concluiu que a detenção e encarceramento dos cinco jovens cubanos foram arbitrárias e uma violação das leis internacionais.

Solidariedade mais necessária do que nunca
Mas estas duas vitórias não encerram o processo contra os «Cinco». Como afirmou à Prensa Latina o advogado Leonard Weinglass, defensor de Guerrero, «o próximo passo depende do governo norte-americano», que tem «21 dias para decidir se levam ou não o caso ao plenário do Tribunal de Recursos do 11.º Distrito». Sublinhando que este é «um caso político», Weinglass não descarta a possibilidade de a administração Bush tentar «dilatar o processo», pelo que importa estar vigilante e redobrar as campanhas de solidariedade pela libertação imediata dos «Cinco». Lembrando que os cinco jovens estão presos há quase uma década, vítimas da arbitrariedade e do ódio, dois deles proibidos mesmo de ver as respectivas famílias, o advogado considera que «em vez de um novo julgamento, o que eles merecem é um pedido de desculpas do governo norte-americano e serem mandados para casa».

No mesmo sentido se pronunciou o presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, que instou as autoridades norte-americanas a libertar os seus compatriotas que «já cumpriram sete anos de uma condenação injusta». Falando à imprensa em Caracas, na Venezuela, onde na semana passada participou no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, Alarcón classificou o veredicto de Atlanta de «uma vitória contra os que promovem o terrorismo, contra os hipócritas que lançam guerras contra o terrorismo mas que na realidade protegem os terroristas e prendem jovens que combatem o terrorismo nos Estados Unidos».

Sentença «arranjada»

Os «Cinco» foram presos em 1998, acusados de espionagem, e condenados pela juíza Joan Lenard, de Miami, em Junho de 2001. No julgamento ficou demonstrado que os «Cinco», justamente considerados em Cuba como heróis nacionais, se introduziram em grupos de extremistas anticubanos para recolher informações sobre planos de atentados terroristas, num esforço para impedir acções violentas contra a ilha que também afectariam cidadãos norte-americanos. A farsa que representou este julgamento foi de tal monta que o tribunal chegou ao ponto de ignorar o depoimento de oficiais do Comando Sul e do FBI, que reconheceram durante as audiências que os acusados nunca puseram em causa a segurança norte-americana com as suas actividades. A ligeireza com que foi proferida a sentença da juíza Lenard não deixou dúvidas de que a condenação fora antecipadamente «arranjada» com a mafia anticubana de Miami."

23 comentários:

Anónimo disse...

Já lá vão 7 longos anos (1998) desde que o FBI, sequestrou os 5 cidadãos cubanos, como espiões.
Imediatamente são interrogados, algemados, torturados, pelas autoridades terroristas Norte Americanas! Os advogados de defesa, mesmo apresentando várias moções, nada podem fazer. Ficando os cinco cidadãos cubanos, presos sem direito a fiança, à espera de julgamento. A companheira de um dos cubanos detidos é também presa, fazendo com que ela preste declarações falsas. Tendo sido mais tarde deportada para Cuba.
Cuba, declara-os “Heróis de Cuba” e tudo faz para que os seus cinco cidadãos, sejam imediatamente libertados. Sem esquecer a grande manifestação em Havana de solidariedade com os seus cinco irmãos presos e torturados.
A comunidade internacional, organiza-se, debates, petições, manifestações, abaixo-assinados, correm o Mundo, mas de nada vale para os EUA !
Em celas isoladas, sem visitas, sem poderem enviar ou receber correspondência, sem condições mínimas, violando todos os Direitos e Liberdades do Homem!

No passado mês de Julho, fez-se uma pequena homenagem no Porto, apelando para que todos subscrevessem o abaixo-assinado, a favor da Libertação dos Cinco, estando um grupo cubano muito simpático e solidário.

E porque a Luta não termina aqui, pois o ódio americano, pela democracia não tem limites, devemos continuar a debater este tema, assinando as petições que ainda circulam, nomeadamente na Net.

Permita-me deixar o endereço onde poderemos ter mais informação sobre estes Heróis Cubanos, mártires do ódio americano.

http://www.radiorebelde.com.cu/Prisioneros/seccionnes/galeria.htm

Pedro,

Sempre actual!
Sempre solidário!
Sempre preocupado e combatente, com todas as injustiças sociais, nacionais e internacionais!
Talvez por isso a sua palavra de ordem, já se identifique com o seu nome!
VALE A PENA LUTAR!

Um abraço sempre solidário,

GR

Anónimo disse...

Viva Cuba!

Anónimo disse...

Apesar de tudo, estes têm mais sorte do que aqueles que com o mesmo tipo de acusações em Cuba são mortos pelo assassino, e ditador Fidel Castro.

cadsf@sapo.pt

Anónimo disse...

Isto é que é democracia?!
Isto em que os energúmenos, os que deviam estar interditos, os que querem destruir a democracia e que, para isso, de tudo são capazes, têm a possibilidade de de bolsar o que lhes sobe dos intestinos à cabeça!?
Que tristeza haver gente assim.
Mais uma razão para... valer a pena lutar!

Anónimo disse...

"Mais uma razão para... valer a pena lutar!"
Por uma Cuba livre das garras desse DITADOR NOJENTO de nome FIDEL CASTRO.
Alguém sabe onde está a cadeira do SALAZAR, para embalar e fazer chegar como oferta ao energúmeno que martiriza o pobre povo Cubano.

Será que os comunista portugueses não se envergonham de receber no próximoo mês de Setembro na sua festa do AVANTE, uma delegação do PC Cuba? E já agora o genocidio que está a ser cometido na Coreia do Norte.
Os comunistas não têm vergonha?
Eu tive...

cadsf@sapo.pt

Unknown disse...

Este anonymous não passa de um cobardolas abjecto: bolsa enormidades que não fundamenta, ofende personalidades que desconhece, tudo porque avistando o vermelho investe destrambelhado. O outro quando ouvia falar em cultura sacava logo da pistola. Este anónimo cobarde faz o mesmo ao caluniar a delegação cubana que em Setembro honrará a Festa do Avante e os comunistas portugueses com a sua presença. É que da delegação faz parte Nancy Morejon, escritora consagrada, solidária com a revolução cubana, que há mais de 40 anos é torpedeada por canalhas, menos anónimos mas mais ferozes.
Contudo a revolução continua o seu curso, mostrando ao mundo a dignidade de um povo que não se verga, que prefere morrer a viver ajoelhado.
Este anónimo é seguramente um ex, daqueles que tendo estado casado, às vezes dezenas de anos, passam depois a vida a falar mal do cônjuge, bolsando o fel que inevitavelmente acaba por consumi-los

Anónimo disse...

Amigo Pedro
É tanto a estupidez, é tanta a raiva, é tanto o ódio, que este cadsf perdeu as estribeiras.
Como poderia ele engolir que um tribunal (dos EUA!) tivesse uma decisão destas!
Mas, meu caro Pedro, que gentalha desta não nos faça perder tempo (embora não possamos deixar de estar muito atentos... porque há quem não o esteja, tolere e até seja "democraticamente" conivente).
Uma das intenções é, decerto, que percamos tempo com ele, que nada merece tal o nível a que coloca as coisas que "pensam" intestinalmente.
Vale a pena lutar... mas não contra esta gentalha. Só temos de estar muito atentos porque é capazes de tudo!
Um grande abraço

Anónimo disse...

Só falta a libertação dos 5, quanto ao anónimo que palra conforme manda o seu dono, é só mais um entre outros que se escondem atrás de anonimatos para poderem dizer as asneiras que querem sem correrem o risco de ser ridicularizados pela falta de fundamento dos seus vómitos. Um abraço, Paulo Miguel.

Unknown disse...

Tens razão camarada Paulo: não consigo entender como, tantos anos depois de Abril, a cobardia impede esta gente de assumir o nome que têm. Já agora, quero dizer-te que adorei o teu blogue (http://tintafresca.blogs.sapo.pt/). Obrigado por mais um excelente instrumento de combate. A luta continua

Anónimo disse...

Vejam as diferenças:

"Tribunal de Atlanta anula sentenças de Miami
O Tribunal de Recursos de Atlanta anulou a 9 de Agosto a sentença do tribunal de Miami de 2001 que condenou os cinco patriotas cubanos presos nos EUA"

No dia 12 de abril, a justiça cubana sentenciou a morte três homens acusados do sequestro de um barco. No dia 2 de abril, os três sequestraram o barco Baragua e tentaram desviar sua rota para os Estados Unidos.

Estes já não tiveram direito a recurso...

cadsf@sapo.pt
Carlos A.

Unknown disse...

Anulada uma sentença após sete longos anos de torturas? E já agora de que estão à espera para libertar os cinco patriotas cubanos?
Anónimo é feio mentir, mesmo que seja por ignorância: no caso dos criminosos condenados à morte, só o foram depois de terem sido recusados os recursos que interpuseram.

Anónimo disse...

NÃO SOU MENTIROSO.

O julgamento e a execução aconteceram menos de 20 dias após o crime, impossibilitando qualquer tipo de defesa consistente ou recurso. O julgamento e execução sumários geraram protestos de diferentes grupos de defesa dos direitos humanos.

Ao menos informe-se.

NÃO SOU MENTIROSO.

nwm tudo o que no AVANTE se lê é verdade. Convinha alargar horizontes.

Verifico, o seu entusiasmo censório. Deus nos livre de o PC, tomar conta disto. O homem do lápiz azul eu já sabia onde encontrar...

cadsf@sapo.pt
Carlos A.

Unknown disse...

Os terroristas que foram executados não pretendiam fugir de Cuba: queriam que os seus actos criminosos, similares aos
que já custaram a vida a milhares de cubanos, fossem aceites passivamente, assim fomentando o surgimentos de novos atentados. Porque a CIA paga bem. Como se pode verificar analisando o trajecto do criminoso Posada Carrilles, do Bin Laden, e afins.

Unknown disse...

Desde que suba o nível pode crer que não tememos a discussão. Até podemos permitir que continue, medroso, a não dar a cara. Mas escarrar é feio. Suba o nível e escreva o que quiser.

Anónimo disse...

Terroristas, a soldo da Cia. Hum o que é que isto me faz lembrar, deixa lá ver:

SALAZAR, SALAZAR, SALAZAR
Tudo pela nação. Nada contra a Nação.
Quem não está por nós está contra nós.
Deus, Pátria Familia.
Comunistas a soldo dos sovietas.

Mudam-se os tempos,(adjectivos), mas os principios ficam os mesmos, apenas se troca a cor do fato.

Então agora já não importa:
"no caso dos criminosos condenados à morte, só o foram depois de terem sido recusados os recursos que interpuseram." houve ou não houve recurso? Demonstrei-lhe que a ditadura selvagem cubana não o permitiu.

porque agora são:

" Os terroristas que foram executados" e "Porque a CIA paga bem"

Continuando:

"Até podemos permitir que continue" veja-se o desplante. Podemos permitir, e são estes que no 25 de Abril andam na Avª da Liberdade de cravo vermelho ao peito. Grandes democratas.
"Mas escarrar é feio"
Concordo, não tenho esse hábito, e até o termo "escarrar" me é nojento, pelo que não seria agora que lhe copiaria os principios, mas como isto vai levar com o "lápiz censório"...


cadsf@sapo.pt
Carlos A.

Unknown disse...

De facto não vale a pena. Mesmo sem estar preocupado com isso descobri, inadvertidamente, o nome do anónimo: Chico da CUF!
Chico, vá à fundação luso-americana que eles aturam-no. Dão-lhe bandeirinha e tudo. Este é assumidamente um blogue solidário com a Revolução cubana e com a verdade.
Solidário com um país bloqueado pelos fascistas que defende, há mais de 40 anos. Mas que não se verga. País soberano, socialmente mais justo do que o nosso, apesar de todas as dificuldades. País culto e que em todas as competições desportivas internacionais fica no lugar cimeiro das conquistas de medalhas, o que traduz a prática massiva de desporto por toda a população. País com o maior número de médicos por habitante e onde a taxa de mortalidade infantil é inferior à dos próprios EUA.
O Chico não entende, aliás, não é isto que quer e está no seu direito. Eu tenho o direito de não querer que emporcalhe o meu blogue com os seus escarros anticomunistas e com a sua verborreia ressabiada.

Sérgio Ribeiro disse...

Exmo. Senhor,
Acabei de ler ocomentário de Vexa. e fiquei impressionado.
Revela Vexa. um fino humor alimentado por uma inexcedível informação, uma excelsa cultura e um requintado bom gosto.
Pena é que esteja, ao que parece incuravelmente, enfermo dessa terrível doença da reaccionarite aguda. Na verdade, que pena!, sendo, como parece, tão jovem e tão promissor ter sido.
Apesar de tudo, desejo-lhe melhoras do seu estado, sobretudo do estado a que chegou.

GR disse...

Nem tudo é mau!
Ainda há “gente boa” que deseja que vá até Cuba!
Mais uns dias, ainda lhe enviam um bilhete de avião!
Nem tudo é mau! Pelo menos tem mais “decoro verbal” do que o
Cadsf - Carlos Antunes de Sousa Fernandes !
Afinal tem nome!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Exmo. Senhor Rui Fernando Santos

Parece querer vocência prosseguir o diálogo comigo neste registo. Até lhe acho piada com o óbice do pouco tempo que sobra de outras coisas menos lúdicas.
No entanto, ainda me permito uma incursão pelos terrenos da ironia, lembrando – como um amigo frequentemente o faz – Bernardo Soares que, em “O livro do desassossego”, diz que “a ironia é o primeiro indício de que a consciência se tornou consciente”, já para não me atrever ao que seria pretensiosismo citando que “o homem superior difere do inferior, e dos animais irmãos deste, pela simples qualidade da ironia”.
Confessa vocência que sofre da "doença do amor incontornável à Liberdade". É curioso que eu também… mas a minha deve incluir e ir para além da sua. É que a minha – Liberdade e “doença” – se escora na chamada consciência da necessidade e não se confina, assim se definhando e finando, à individualzinha esquecida da falta de liberdade dos outros... a não ser para serem explorados.
Leituras… de que resultou a minha opção de vida com as consequências inerentes, como a de ter tido em risco a liberdade que tanto prezo e que se identificará com a que ama, por causa da outra que minha também é (e dos outros).
Depois, nos parágrafos seguintes, estranhamente mas sem custo, concordo com vocência quando diz “não suportar adeptos cegos de ideologias totalitárias” (não suporto sectarismos e fanatismos , nem no futebol) e estar contra a limitação da liberdade de expressão, embora não seja o mesmo que aceitar a libertinagem da dita, dura ou mole.
Mas logo Vexa. derrapa ao escrever o nome de Fidel. Deve ser um reflexo condicionado! Apesar de não querer abusar de diagnósticos para que nem estou preparado nem sou vocacionado, ainda lhe aconselharia (extremo atrevimento) consulta especializada.
E vocência, em derrapagam, entra pelos campos da inteligência e da estupidez. Tem vocência todo o direito à estupidez (e de ter cócegas no que designa por inteligência), direito de que eu também não abdico, mas não tem o direito de falar dos marxistas (nos quais me incluo) como fala. Porque é que uma excelência como a vossa não se esforça por se informar em vez de aceitar toda a beberragem de propaganda que lhe oferecem e injectam, que alegremente rumina, digere e parcialmente bolsa?
Não teria, necessariamente, de deixar de ser conservador, não faria é as figuras que faz. E é pena.

Assim ficamos, vocência conservador assumido, eu revolucionário assumido. Porque a minha leitura da história é a da luta de classes e tomei partido. Assim ficamos.

Cumprimentos

Sérgio Ribeiro disse...

Senhor Rui Fernando Santos
Venho devolver a Vexa o abraço que me quis deixar antes de sair pela direita baixa, diria mesmo rasteira.
O nosso tipo de relacionamento não pode ir além dos cumprimentos formais e protocolares e o tal abraço pode fazer-lhe falta...

Unknown disse...

Ricardo Figueira, muito obrigado pelo seu apoio. Agradeço igualmente a forma como se referiu a CUBA, demonstrando ser possível falarmos de assuntos, em que eventualmente se diverge, o que é natural, sem recorrer à ofensa. Admiro profundamente CUBA e a sua Revolução e garanto-lhe que abomino a tortura e a perseguição de quem pensa de forma diferente. Em Cuba, estou disso profundamente convencido, não se cometem esses atropelos.
O problema é outro: Cuba é neste momento um país bloqueado, há mais de 40 anos, pela maior potência do planeta. Além disso, sofre as consequências de centenas de atentados terroristas, perpetrados por criminosos armados e financiados pela CIA.
É pois um país em guerra, não declarada , mas em guerra. Como tem sido inúmeras vezes denunciado, os EUA investem milhões de dólares no financiamento de actividades que atentam contra o direito de Cuba existir como nação livre e independente. Além disso, alimentam internacionalmente uma campanha de desinformação tendente a apresentar a pátria de Martí como uma ditadura, omitindo algo que é inquestionável: em Cuba o povo participa activamente na vida política, como foi demonstrado no ano passado, em que mais de 90% dos eleitores votou.
Digo-lhe isto convictamente. Seguramente que em Cuba existem inúmeras deficiências. Mas, em pouco mais de 40 anos, a revolução transformou um imenso prostíbulo, com chagas sociais tremendas, em que avultava o analfabetismo e a escravatura, num país que, se comparado com os restantes do terceiro mundo é, não tenho dúvidas em afirmá-lo, um paraíso. Basta referir a taxa de mortalidade infantil que em Cuba é inferior a muitas regoões dos EUA.
No entanto, para não iludir a sua questão, digo-lhe: se algum caso conhecer de violação de direitos humanos, pode contar comigo para denunciar a situação. Da mesma forma que julgo poder contar consigo na luta pela libertação destes cinco heróis cubanos, detidos arbitrariamente, em condições medievais, há cerca de sete anos. Obrigado Ricardo

Unknown disse...

Ricardo, o bloqueio Americano não é injusto, é criminoso e viola claramente o Direito Internacional. Quem define o que são reformas "verdadeiramente democráticas"? Os povos de cada país, ou a designada "civilização ocidental" por todos? Eu considero que em Portugal vivemos num regime profundamente antidemocrático, além de socialmente injusto, cruel. Quem manda em Portugal? O povo? Ou meia dúzia de senhoritos, tal como sucedia antes de Abril de 1974?
Portugal é mais democrático do que Cuba? Em que aspectos?
Quantos partidos existem nos EUA? Quantos milhões de contos é necessário arranjar para que um cidadão se possa candidatar à presidência daquele país, apresentado como o campeão da democracia?
Quantos milhões de norte-americanos vivem em condições sub-humanas, nos esgotos das grandes cidades?
Eu considero que Cuba não teme a democracia e que é, como país, apesar de todas as limitações, muito mais democrático do que qualquer das nações ditas democráticas.

Unknown disse...

Ricardo, e olhe que em Cuba há eleiçoes. Se desejar, consulte qualquer site cubano e pode consultar a especificidade do processo eleitoral. Diferente do nosso? Seguramente. Mas o que me impressiona, entre outros aspectos, é a elevada afluência às urnas, mais de 94%, e o facto de ser a própria população a escolher os candidatos