quarta-feira, 10 de junho de 2009

Racismo inoculado

As casas são bonitas, de construção recente, equipadas com aspirador central, equipamentos de cozinha, ar-condicionado, garagens e, sobretudo, baratas. Mas não se vendem.

É verdade que a crise, que o putativo engenheiro Sócratas prometeu resolver e só agravou, não ajuda. Mas o que diz o vendedor é que os interessados não compram as casas por outra razão: estão localizadas mesmo defronte do conhecido bairro da Cova da Moura.
E as pessoas dizem que não querem os filhos em escolas de pretos. Assim mesmo. Claro que se forem interrogadas, recusarão assumir-se racistas. Só não querem os filhos a partilhar professores com outras raças. Como antes não queriam os filhos casados com minorias. Mas, claro, tirando este pormenorzinho, não se julgam nada racistas…

Portugal está cada vez mais intolerante. A diferença incomoda, afasta, coloca em confronto povos afectados pelo mesmo mal, o neoliberalismo criminoso. Mesmo que os factos digam que a Buraca é uma terra pacífica, não adianta. Porque as notícias apontam os pretos, os ciganos ou romenos, como os maus da fita.

Onde deveria existir diversidade cultural, cresce a exclusão. Todos contra todos, enquanto os bandidos fazem crescer o lucro, fruto da exploração a que nos submetem.

Sem comentários: