terça-feira, 18 de março de 2008

Contra os canalhas!

Augusto Santos Silva é um ser infame, que só chegou a ministro do actual governo por se ter destacado, de forma ignóbil, na defesa de Paulo Pedroso. A propósito dos protestos dos professores decidiu, alarve, atacar o PCP e Álvaro Cunhal, com o mesmo ranço anticomunista que a pide lhe inoculou em menino.
Santos Silva não passa de trampa vulgar. Mas porque importa não permitir que os canalhas reescrevam a história, publico de seguida a carta que o meu camarada e antifascista António Nogueira de Matos Vilarigues lhe enviou:
Carta Aberta

Carta Aberta ao Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares
Exmº Senhor Ministro Augusto Santos Silva,
Venho por este meio informá-lo que me sinto insultado pelas suas afirmações proferidas ontem à noite, em Chaves e dadas hoje à estampa na comunicação social escrita. Foi o comunista do meu pai, Sérgio Vilarigues, que esteve preso 7 anos (dos 19 aos 26) no Aljube, em Peniche, em Angra e no campo de concentração do Tarrafal para onde foi enviado já com a pena terminada. Que foi libertado por «amnistia» em 1940, quatro anos depois de ter terminado a pena. Que passou 32 anos na clandestinidade no interior do país, o que constitui um recorde europeu. Não foi ao seu pai, e ainda bem, que tal sucedeu.
Foi a comunista da minha mãe, Maria Alda Nogueira, que, estando literalmente de malas feitas para ir trabalhar em França com a equipa de Irène Joliot-Curie, pegou nas mesmas malas e passou à clandestinidade em 1949. Que presa em 1958 passou 9 anos e 2 meses nos calabouços fascistas. Que durante todo esse período o único contacto físico próximo que teve com o filho (dos 5 aos 15 anos) foi de 3 horas por ano (!!!). Que, sublinhe-se, foi condecorada pelo Presidente da República Mário Soares com a Ordem da Liberdade em 1988. Não foi à sua mãe, e ainda bem, que tal sucedeu.
Foi a mãe das minhas filhas, Lígia Calapez Gomes, quem, em 1965, com 18 anos, foi a primeira jovem legal, menor (na altura a maioridade era aos 21anos), a ser condenada a prisão maior por motivos políticos - 3 anos em Caxias. Não foi à sua esposa, e ainda bem, que tal sucedeu. Foi a minha filha mais velha, Sofia Gomes Vilarigues, quem até aos 2 anos e meio não soube nem o nome, nem a profissão dos pais, na clandestinidade de 1971 a 1974. Não foi à sua filha, e ainda bem, que tal sucedeu.
Fui eu, António Vilarigues, quem aos 17 anos, em Junho de 1971, passou à clandestinidade. Não foi a si, e ainda bem, que tal sucedeu. Foi o caso do primeiro Comité Central do Partido Comunista Português eleito depois do 25 de Abril de 1974. Dos 36 membros efectivos e suplentes eleitos no VII Congresso (Extraordinário) do PCP em 20 de Outubro de 1974, apenas 4 não tinham estado presos nas masmorras fascistas.
Dois tinham mais de 21 anos de prisão. Com mais de 10 anos de prisão eram 15, entre eles Álvaro Cunhal (13 anos). São casos entre milhares de outros (Haja Memória) presos, torturados e até assassinados pelo fascismo.Para que houvesse paz, democracia e liberdade no nosso país. Para que o senhor ministro pudesse insultar em liberdade. Falta-lhe a verticalidade destes homens e mulheres. Por isso sei que não se retratará, nem muito menos pedirá desculpas. As atitudes ficam com quem as praticam.
Penalva do Castelo, 8 de Março de 2008.

António Nogueira de Matos Vilarigues

10 comentários:

Anónimo disse...

Tal como o meu amigo, julgo que este, entre muitos socialistas de conveniência temporal, mereciam umas cacetadas no lombo, a valer.Parecem chico-espertos, conhecedores de tudo e de nada e no fundo não passam de uns paspalhões cidadãos que chulam os portugueses honrados, honestos e trabalhadores.Temos que reciclar os governantes deste país, que muitos como este Silva, tresandam até às "enxúndias" como dizia a minha avó.

Fernandes de Viseu

Maria disse...

O homem é pior do que tu dizes. Pior que trampa vulgar. Não o adjectivo com outras "pérolas" para não conspurcar o teu blog.
Já tinha lido este post no castendo.
Mas nunca é demais repeti-lo.....

Um abraço, Pedro

fotógrafa disse...

Uma Páscoa Feliz, com muitas coisas doces e com algum..sol
abraço

Mar Arável disse...

A pior canalha está no poder

sem pudor nem escrupulos

A direita política está no poder

sem vergonha

GR disse...

Saberá o injurioso Santos Silva, homem da Sociedade Secreta Bilderberg, o que foi e é, a Luta dos Comunistas?
Saberá este ultrajante ministro o sofrimento de uma mãe presa pela PIDE, não poder beijar, nem ver crescer o seu único filho?
Saberá este anticomunista, o sabor da dor? do vazio, a falta de amor, que os filhos dos presos políticos sentiam? ainda hoje sentem(!)
Saberá o arrogante ministrozeco, o valor deste depoimento? Não! Não sabe!
O abjecto Santos Silva, ao proferir os insultos ao nosso querido camarada Álvaro Cunhal sabia que atingiria o PCP.
O despudor e raiva é tão grande, já não aguentam com a realidade de muitas manifestações, exigindo Democracia para o país.
O ministro e todo o governo está perante a dura realidade que lhe pertence…a RUA!

Ouvi o camarada António Vilarigues ler este seu comovente testemunho. Li, a carta. Continuarei a relê-la com o respeito, estima, que também o nosso querido camarada Sérgio Vilarigues e a nossa querida camarada Maria Alda Nogueira, nos merecem.
Vergo-me perante todos os Resistentes que tombaram e muito sofreram em prol da Liberdade.

Bolota disse...

O que deixou aqui António Vilarigues, não é uma reacção ao bacoco do Santos Silva. É simplesmente uma lição de história contemporânea que só os comunistas são capazes de contar.

Claro está, que os Augustos Santos Silvas nunca seriam capazes de tamanha grandeza.
Sendo eu natural de Baleizão, sei do que falo


Um Santa e Feliz Páscoa para todos

Miki disse...

Páscoa feliz, e se puderes passa pelo meu cantinho,porque tenho lá uma petição a favor do Tibete.
Obrigada e beijo

Anónimo disse...

Calma homem! Assim ainda serão eles a ganhar.
Cabeça fria e calma, por favor, Pedro!
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=7980

fotógrafa disse...

Um fds,cheio de alegria e com muito descanso!
abraço

O Puma disse...

Ministro Santos

dá sempre merda

Força