quinta-feira, 27 de abril de 2006

CAVACO SÓCRATES


Andam a fingir, desde que Abril derrubou o fascismo, ser democratas. Bastou agora que o inquilino de Belém repudiasse o Cravo – há-de aliás, na solidão da residência oficial, tê-lo amarfanhado irado – para que os democratas a fingir vissem nisso, prestativos visionários, um sinal de modernidade.
Que dizer destes cronistas despeitados? De tanto esforço para agradar aos donos, vão deixando cair o manto que lhes oculta a pérfida função. Falam de Democracia e Liberdade, mas pretendem o oposto. Se analisássemos os serviços que prestam, talvez concluíssemos que semelhanças tão fortes com aquilo que fazia o lápis azul até Abril de 1974, não são mera coincidência. E, consequentes, seríamos levados a constatar o óbvio: o fascismo está aí, moderno claro, na fatiota que decidiu agora envergar.
A conjuntura sopra ventos favoráveis e os cronistas do reino ufanam no seu protagonismo servil: Cavaco e Sócrates, irmanados no mesmo propósito, maioria parlamentar e Belém em uníssono neoliberal, desenvolvem uma tremenda ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e os seus salários, contra o sistema público da segurança social, contra as funções sociais do Estado, que querem mínimo, reduzido, como disse um dos ministros de Sócrates, às “funções de segurança e reguladoras”.
É pois natural que Cavaco rejeite o cravo e que Sócrates o use como mero adorno, estando como claramente se constata, um e outro, nos antípodas do que Abril significou. Afinal são os dois responsáveis pelo agravamento do desemprego, pela crescente precariedade e pela degradação dos rendimentos dos portugueses. E natural há-de ser que as vozes dos donos sublinhem positivamente os ataques ao sonho e à esperança que Abril nos trouxe.
Apesar disso, ou talvez por isso, a luta continua!

2 comentários:

Ana Manuela Gralheiro disse...

PEDRO:
Ao ponto a que estamos a chegar? Vivemos numa sociedade de valores invertidos e pervertidos...! E o povo aplaude, ou cruza os braços!
Que se passa com esta gente?
Mais uma vez... a LUTA TEM QUE CONTINUAR!
BJ
ANA

zemanel disse...

Estamos cá. Semeando cravos. Não passrão. Saberemos defender Abril, conquistaremos o futuro!
Avante!